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Vídeo (que deve ser projetado grande e rente ao chão, o mais próximo possível à escala de uma sala de aula):

Exposições
2016 Educação como matéria prima (MAM, São Paulo)
2017 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (SESC Pompeia, São Paulo)
2017 How to remain silent (A4 Arts Foundation, Cape Town)
2018 Back to the sandbox: Art and Radical Pedagogy (Western Gallery, Bellingham)
2018 Itinerâncias do Videobrasil

Vídeo composto por uma sucessão de 26 fotografias filmadas, com oito segundos de duração cada, que apresenta uma narrativa política e estética das escolas ocupadas por estudantes no final de 2015. Enquanto o sistema educacional estatal transforma pessoas em objetos, aqui as carteiras escolares são humanizadas, como sujeitos com intenções determinadas. E quando estudantes aparecem nas imagens, estão fazendo outras coisas nas escolas, que não sentados nas salas de aula.

As imagens que compõem o vídeo foram feitas pela artista em escolas ocupadas em São Paulo em novembro e dezembro de 2015 e também a partir de fotografias baixadas da internet, publicadas sem créditos de autoria. Essas imagens estavam nas páginas de Facebook das autodenominadas Escolas de Luta ou Ocupações E.E. Ana Rosa, Dica (E.E. Emiliano Cavalcanti), E.E. Fernão Dias Paes, E.E. João Kopke, Mazé (E.E. Maria José). E.E. Rachid Jabur e E.E. Salvador Allende e/ou na página do coletivo O Mal Educado.

Acervo Videobrasil

Refazendo escolas
Pedro Fiori Arantes

Quando ocorreu a rebelião dos estudantes secundaristas em São Paulo, no fim de 2015, com mobilizações de rua e ocupações em quase duzentas escolas estaduais, em protesto contra a reorganização imposta unilateralmente pelo governo, uma das reivindicações era sintomática: reconhecer que os estudantes não são objetos do sistema educacional, mas sim seus sujeitos. A ação espontânea, em rede, inicialmente inspirada na luta dos estudantes chilenos, compreenderam as ocupações como tática de resistência e denúncia da estratégia autoritária do estado paulista que previa fechar escolas em nome de uma suposta racionalidade administrativa e redução de custos. Separar o ensino médio do fundamental, com uma pseudo justificativa pedagógica, era também um passo importante para o governo estadual se desincumbir das crianças menores e repassar aos municípios as escolas de ensino fundamental.

O governo tentou retomar as escolas por meio de mandatos de reintegração de posse. Na luta pela posse da escola, de um lado o estado assumia a posição de proprietário, enquanto os estudantes reivindicavam seu direito de uso: “a escola é nossa” – era o lema pendurado na entrada de várias delas. O juiz responsável pelo julgamento do pedido negou a reintegração e, em sua sentença, afirmou que havia legitimidade no ato, pois tratava-se de um problema de “política pública”, envolvendo crianças e adolescentes, sendo mais que necessário a resolução do conflito por meio de diálogo e negociação entre as partes. Intransigente, o governo não iniciou interlocução, criminalizou os estudantes e reagiu com bombas e pauladas da Polícia Militar. Hoje, o governo estadual conseguiu dispensar a mediação da justiça nas reintegrações de posse, intervindo diretamente com a polícia.

De Piaget a Pinochet, a questão da educação foi transformada em São Paulo em praça de guerra em confrontos diários. Inúmeros apoiadores passaram a ir às escolas, acompanhar as discussões, ajudar com alimentos e material de limpeza, propor oficinas, realizar apresentações e debates. Surgiram movimentos de pais em defesa dos filhos nas ocupações, como última instância de proteção aos estudantes, uma vez que o estado não os defendia, ao contrário. Depois de mais de um mês de conflito aberto, caiu o Secretário da Educação e a reorganização imposta foi provisoriamente suspensa (contudo, retomada de forma disfarçada neste ano de 2016).

Se o sentido confrontacional foi o mais destacado pela mídia, pouco se conheceu, a não ser por quem esteve lá, a dimensão imaginativa e experimental das ocupações. Diante do poder repressivo estatal os estudantes descobriram sua capacidade de organização e mobilização e exigiram participar das decisões e ações que dizem respeito à sua formação, seus corpos, mentes e espaços educativos. E, dentro das escolas ocupadas, foram criadores de novas situações de organização e uso do seu tempo-espaço.

A disputa pela condição de sujeitos capazes de transformar sua história e seus lugares, a reivindicação da própria humanização, contra sua redução a mero número estatístico, num ensino de massa precarizado, repressor e disciplinador, é tema de um vídeo discreto, mas audacioso, da artista Graziela Kunsch, em exibição de março a junho de 2016 no setor educativo do MAM-SP, quando é projetado para estudantes e escolas visitantes continuarem reconhecendo, debatendo e propondo novos caminhos para a educação pública. É parte de seu Projeto Mutirão, no qual a artista apresenta vídeos disparadores de rodas de discussão sobre formas de opressão e subversão da vida cotidiana nas lutas pelo direito à cidade.

Diferentemente dos outros excertos do Projeto Mutirão, em geral vídeos curtos de plano único, o vídeo sobre o levante secundarista de 2015 é composto por uma sucessão de 26 imagens fotográficas filmadas, com oito segundos de duração cada. As imagens originais foram produzidas pela autora ou coletadas na rede, em diferentes escolas estaduais na capital, sem áudio, formando uma pequena composição visual alegórica desta mobilização estudantil: uma forma de revelação de uma verdade oculta que opera não como mera apresentação do real, mas como uma versão, no campo da representação, de como foram ou poderiam ser as coisas, segundo uma narrativa que é política, mas também estética.

O primeiro conjunto de doze imagens surpreende por não retratar nenhum estudante – afinal são eles os sujeitos da rebelião –, mas apenas carteiras escolares, nas mais diversas situações. Há uma progressividade na escolha das fotografias, com sentido de movimento e organização. O ponto de partida é uma imagem de cadeiras e mesas escolares dispostas de modo convencional, disciplinar, em uma sala precária, com pintura descascada, trincas e massa corrida em pontos da parede. Logo após, as cadeiras estão empilhadas nos corredores, em situação caótica, formando barricadas e bloqueando a passagem de quem vem de fora. É o primeiro momento de negação, que remete à tradição das barricadas (da Comuna de Paris a Maio de 1968, dos bloqueios de vias pelos piqueteiros argentinos ao “como ocupar uma escola” dos estudantes chilenos e, também, às ocupações e barricadas de sem-teto no Brasil).

A seguir, uma sala com um carrinho de pedreiro, material de pintura e cerâmicas para o piso. Na sala esvaziada para reforma, ainda há algumas cadeiras espalhadas. Um close em duas delas nos faz imaginar dois estudantes ou trabalhadores que estivessem ali sentados. O sentido de diálogo e construção começa a surgir no ar. A negação é determinada e agora positiva algo novo: é instituidora de uma nova relação que emerge nas imagens seguintes.

Nas salas de aula já reformadas e pintadas, surgem cadeiras e mesas dispostas de forma não linear, sem as fileiras de espectadores em relação ao professor. São dispostas em círculos concêntricos, aonde todos se veem, em diagonal, em grupos de trabalho, indicando outras formas de diálogo e interação na classe, mais democráticas e participativas, menos hierárquicas e disciplinadoras. O pulo seguinte é para fora da sala, quando cadeiras em roda, no pátio da escola, já dispensam os limites das quatro paredes da classe. Não há como não imaginar, em todas essas cadeiras vazias, que ali estão pessoas, crianças e adolescentes em formação, corpos irrequietos querendo o novo. As cadeiras são, assim, sinais da mobilização insurgente, metáforas narrativas dos estudantes em movimento, e pelo modo como são apresentadas, aparecem como dotadas de vontade e intenção transformadora.

A escolha de imagens e a montagem de Grazi é uma resposta à reificação dos estudantes pelo sistema educacional estatal: enquanto pessoas são transformadas em objetos, as carteiras são aqui humanizadas, como sujeitos com intenções determinadas. Essa ironia alegórica constitui um “primeiro ato” do vídeo, que irá a seguir introduzir, afinal, os sujeitos estudantes.

A décima segunda imagem faz essa transição. Aparecem um colchonete no chão e um violão branco sobre mesas – rastros de alguém acampando, ocupando a escola de forma não convencional. Na imagem seguinte os colchonetes se multiplicam, cada um com seu lençol cheio de desenhos, um deles com um ursinho de pelúcia sobre a coberta e, no canto, o pé de alguém.

Feita a transição para o “segundo ato”, aparecem finalmente os jovens ocupando e transformando o espaço e sua vida cotidiana na escola. Nas cinco fotos seguintes, os estudantes cuidam da casa-escola organizados em mutirão: preparam refeições na cozinha, tratam do jardim, limpam salas, pintam muros etc. A escola é tratada não mais como espaço disciplinar de uma escola estatal impessoal, mas como espaço experimental do comum. O não-lugar, no sentido de Marc Augé, da escola genérica, padronizada, é transformado em lugar apropriado e ressignificado pelos estudantes. Eles sabem que nela transcorre um bom tempo de suas vidas, que deveria, talvez, ser o melhor tempo, o de descoberta de histórias, sentidos e novos companheiros. A escola é assim reinventada pela autogestão dos estudantes, com seus corpos, ritmos, cores, movimentos – num exercício experimental de liberdade.

Mas, lembremos, esse território livre não é um fato dado, está em luta, em enfrentamento com o poder autocrático estatal. As cadeiras-sujeito voltam à cena, dispostas agora na rua, sobre uma faixa de pedestre, já fora dos muros da escola. Estão em meio a uma névoa de gás lacrimogênio, resultado das bombas lançadas contra os estudantes. Grazi retoma aqui a narrativa alegórica das carteiras, reencandadas pelo sentido emancipador do ensino, desta vez no front, em choque com a polícia violenta enviada pelo governador. Este é o único momento em que há um movimento de câmera, no interior da imagem, desde cones laranjas até um carrinho de supermercado, no qual os estudantes transportavam as cadeiras para a rua.

A passagem seguinte choca. Do meio da avenida esfumaçada, passamos a um close da lata de carne empacotada da Friboi para a merenda escolar. De novo a lembrança do estudante-objeto, número, ensino enlatado. E surgem mais pacotes de carne, agora da Swift, e suco artificial Tang. Referencias aos gangsters da carne de Chicago, tema da famosa peça de Bertolt Brecht, A Santa Joana dos Matadouros, ou aos desmatadores da Amazônia para expansão do gado e soja, somam-se agora, evidentemente, à citação indireta à máfia da merenda, liderada por deputados governistas e que desviou recursos das escolas – motivo atual (em maio de 2016), de nova mobilização estudantil, agora na Assembleia Legislativa e nas ETECs, escolas em de período integral em que os estudantes não recebem nada para se alimentar.

Mas a sequência de comida enlatada de má qualidade se transforma numa imagem de um rapaz cercado de cenouras, cortando-as em rodelas, lembrando que a alimentação dos estudantes deveria não apenas ser mais saudável, fresca e natural, como também articular-se com a agricultura familiar e a reforma agrária, como prevê o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) – ao invés de render dinheiro para grandes trusts como a Friboi e a Swift.

O vídeo se encerra apresentando a fachada da escola Rachid Jabur, com uma enorme faixa: #ocupado – para quem ainda não entendeu do que se trata, essa é a imagem mais direta do vídeo. A surpresa fica com a última imagem, que faz a conexão do looping, quando o vídeo volta automaticamente ao início. É um rapaz pulando um muro. Não se sabe para qual lado ele pula, mas não importa. Seja pulando para dentro da escola ocupada ou desta para fora, ele está em movimento, com sua capacidade de invenção, mobilização e transformação para outros lugares da cidade.

Resta saber como um vídeo sensível e incisivo como este, não discursivo nem panfletário, pode ser uma arma poderosa de reflexão e mobilização sobre processos em curso. Ele exige um tempo lento de recepção e reflexão, um silêncio e um cuidado que não obedece a circulação frenética das imagens “virais” que se multiplica nas redes, de consumo fácil e imediato. Não que ambas formas de comunicação sejam excludentes, mas é preciso reaprender a leitura mais densa das tramas que organizam imagens aparentemente banais e suas narrativas. Na montagem de Grazi não há mistério técnico, ao contrário, o vídeo ensina a fazer, estimula cada um a compor e montar, como uma colagem. Mas possui uma inteligência visual e narrativa incomum nesses tempos de proliferação de um certo tipo de mídia tática ligeira. Por isso, mereceria ser visto e debatido por aqueles (e outros) estudantes rebeldes em suas escolas e coletivos, estimulando a reflexão e a memória, colaborando para manter vivas as hipóteses de reinvenção do espaço e da vida cotidiana escolar, e mesmo da forma de se fazer política e autogestão, por aqueles que sacudiram (e ainda sacodem) um dos estados mais conservadores e militarizados do país.

Pedro Arantes é arquiteto, membro do coletivo Usina e professor de História da Arte na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Texto publicado no caderno “A batalha do vivo”, realizado pelo coletivo Contrafilé no MASP

Depoimento de Graziela Kunsch para a Plataforma Videobrasil
Durante a ocupação de escolas por estudantes em novembro e dezembro de 2015, em São Paulo, além de ter ido presencialmente a algumas escolas para testemunhar e apoiar esse processo, comecei a colecionar imagens publicadas nas páginas de Facebook das autodenominadas Escolas de Luta ou Ocupações E.E. Ana Rosa, Dica (E.E. Emiliano Cavalcanti), E.E. Fernão Dias Paes, E.E. João Kopke, Mazé (E.E. Maria José) e E.E. Salvador Allende, entre outras, e também na página do coletivo O Mal Educado. O meu interesse principal não eram imagens de marchas de rua ou de repressão policial, mas momentos onde eu percebia uma mudança espacial ou ações coletivas/mutirões de transformação espacial: carteiras escolares acumuladas nos portões das escolas, como barricadas; cadeiras em círculos (não mais enfileiradas); salas de aula tomadas por colchões; estudantes preparando refeições na cozinha da escola; estudantes fazendo faxina e arrumações diversas; estudantes pintando paredes…

Desde 2003 acompanho uma série de lutas coletivas de transformação social e espacial com uma câmera de vídeo e coleto gravações brutas feitas por outras pessoas. Exemplos: pessoas abrindo a porta traseira de um ônibus para usar o transporte coletivo sem pagar, sem passar pela catraca; ocupando terras ou prédios abandonados; pintando ciclofaixas no asfalto (antes de existirem as ciclovias feitas pela prefeitura, no caso de São Paulo); plantando agroflorestas, entre outras ações. São muitas horas registradas, que poderiam render um ou mais documentários. Entendendo essas lutas como um processo interminável, não quis delimitar um fim para esse trabalho. As pessoas que lutam por mudanças raras vezes conseguem viver aquilo que sua luta conquista, quando conquista algo. Assim, achei mais apropriado assumir o que faço como uma prática, uma ação que tem continuidade e não é direcionada para um produto. Cada vídeo do Projeto Mutirão é formado por um único plano cinematográfico, sem edição. Chamo esses planos de “excertos”. Cada excerto pode ser entendido como uma pequena peça, parte de um processo maior, carente de articulação. De modo que essa articulação seja coletiva – no sentido de não ser editada por mim –, há mais de doze anos levo o arquivo com esses excertos para contextos/públicos os mais diferentes: pode ser uma escola de crianças, um assentamento rural, uma ocupação de sem-teto, um festival de cinema, uma universidade, uma aldeia indígena, um museu de arte, na rua etc. A cada contexto/público específico escolho alguns excertos para mostrar e gerar uma conversa. Todas as conversas do projeto são registradas em vídeo e excertos reflexivos dos encontros incorporados ao arquivo e, consequentemente, nas próximas conversas.

Alguns dos planos que compõem o vídeo Escolas também integram o arquivo do Projeto Mutirão, mas um independente do outro. Então uma grande diferença do vídeo Escolas para o conjunto da minha produção artística recente é que nele eu assumo a edição. Sou eu quem define a montagem/a ordem dos 26 planos. Podemos imaginar outras sequências possíveis e eu acredito que a simplicidade do vídeo possa até mesmo ensinar outras pessoas a fazerem suas próprias associações, usando essas ou outras imagens. Podemos também conversar após ver o vídeo e isso já foi feito em alguns contextos, com a participação de secundaristas de luta. Mas o vídeo Escolas existe como vídeo, enquanto no Projeto Mutirão o encontro/a conversa/a articulação coletiva são a própria forma da obra.

Tive muita dúvida em fazer uma obra me apropriando de imagens publicadas sem créditos de autoria na internet, sendo que a obra resultante seria assinada por mim. Mas pode existir criação e pensamento na apropriação. Em meio às imagens apropriadas, com o mesmo tratamento e sem nenhuma indicação, estão imagens feitas por mim nas escolas. Crio um contexto e uma combinação para essas imagens. A foto de um menino que corta cenouras, durante o preparo de um banquete vegetariano todo feito com a “xepa” de uma feira de rua localizada perto da escola, está próxima de fotos de produtos industrializados e de péssima qualidade presentes na despensa da cozinha da escola, todos de marcas como Friboi, Swift, Tang e Pullman. A foto de uma oficina de parkour que aconteceu em uma das ocupações vira, no vídeo construído por mim, tão somente um menino pulando o muro da escola.

A Internacional Situacionista, considerada por alguns historiadores a última vanguarda do século XX, utilizou diferentes procedimentos artísticos para fazer uma crítica à sociedade e às cidades tal como existiam e lutar contra a monotonia da vida cotidiana moderna. Entre esses procedimentos estava o detournement. O método consiste em trocar palavras de uma frase, alterando seu significado original, ou em deslocar uma imagem de seu contexto original, atribuindo a ela um novo sentido. Quaisquer elementos, não importa de onde tenham sido tirados, podem servir para que novas combinações sejam elaboradas. Talvez inspirada pelos situacionistas e por outros que, antes deles, se valeram do mesmo método em suas criações (o escritor Lautreamont, o movimento letrista), filmei fotografias de um processo de luta política e hoje desloco essas imagens para o contexto da arte. Acredito que não exista uma única forma de luta, mas várias, que podem se fortalecer mutuamente. Em um mutirão, por exemplo, todas as pessoas se ajudam umas às outras e trabalham por um objetivo comum, sem, necessariamente, realizarem a mesma função. Qual o papel da/do artista em processos coletivos, históricos e políticos? Qual o sentido de deslocar essas imagens das páginas das escolas ocupadas para uma exposição? Esse deslocamento colabora de algum modo na luta por uma verdadeira reorganização escolar, feita de baixo para cima, por estudantes e toda a comunidade escolar?

Acredito que esse vídeo, somado a outras tantas ações, tem o potencial de colaborar na construção de um outro imaginário. As experimentações feitas nas escolas nos mostram, de forma espacial e concreta, que é possível criar novas formas dentro das formas existentes. Ver cenas de reconfiguração de espaços de aprendizagem em uma exposição de arte pode nos ajudar a vê-las novamente no horizonte, na vida.

setembro de 2017